segunda-feira, 29 de junho de 2009

CLIMA BRASILEIRO



Definições Gerais:

Tempo: é a condição atmosférica em um local, em determinado momento.

Clima: pode ser definido como sendo o comportamento da atmosfera ao longo do ano, é constante, ou seja, é uma sucessão dos estados de tempo.

ZCIT: Zona de Convergência Intertropical (ITCZ/ZCIT) é composta de um aglomerado de nuvens distintas, com escala de poucas centenas de quilômetros, os quais estão associadas a uma zona alongada de baixa pressão.
Trata-se do encontro dos ventos alísios de NE e SE, localizando-se entre as duas altas subtropicais dos hemisférios Norte e Sul. Nesse ponto, sofre um deslocamento sazonal (varia com a estação do ano). Situa-se em latitudes próximas ao equador, no verão do hemisfério sul, e desloca-se para latitudes do hemisfério Norte, no verão do hemisfério Norte.

Entendendo o clima

O extenso território brasileiro, a diversidade de formas de relevo, a altitude e dinâmica das correntes e massas de ar, possibilitam uma grande diversidade de climas no Brasil. Atravessado na região norte pela Linha do Equador e ao sul pelo Trópico de Capricórnio, o Brasil está situado, na maior parte do território, nas zonas de latitudes baixas -chamadas de zona intertropical- nas quais prevalecem os climas quentes e úmidos, com temperaturas médias em torno de 20 ºC. A amplitude térmica - diferenças entre as temperaturas mínimas e máximas no decorrer do ano - é baixa, em outras palavras: a variação de temperatura no território brasileiro é pequena.

Os tipos de clima

Para classificar um clima, devemos considerar os elementos do clima (temperatura, umidade, pressão atmosférica) e os fatores do clima (massas de ar, correntes marítimas, altitude, latitude e os efeitos de maritimidade/continentalidade). A classificação mais utilizada para os diferentes tipos de clima do Brasil assemelha-se a criada pelo estudioso Arthur Strahler, que se baseia na origem, natureza e movimentação das correntes e massas de ar. As massas de ar podem ser quentes ou frias, e úmidas ou secas.

Climas Brasileiros

Podemos identificar no Brasil três correntes principais: equatorial, tropical e polar. De acordo com essa classificação, os tipos de clima do Brasil são os seguintes: subtropical, semi-árido, equatorial, tropical, tropical de altitude e tropical atlântico ou tropical úmido.


Climas Controlados por Massas de Ar Equatoriais e Tropicais

1. Equatorial Úmido

2. Tropical Típico (Inverno Seco e Verão Úmido)

3. Tropical Semi-Árido

4. Litorâneo Úmido

Clima Controlado por Massas de Ar Tropicais e Polares

5. Subtropical Úmido

1. Clima Equatorial Úmido

O clima Equatorial Úmido é dominado pelas mEa que afeta sobretudo o médio e o baixo Amazonas e a mEc que exerce influência na Amazônia Ocidental. A mPa também pode atingir a Amazônia provocando no local um fenômeno conhecido como friagem.

Este clima prevalece na região da Floresta Amazônica, apresentando características como temperaturas médias que oscilam entre 24º e 26º C e índice pluviométrico de médias superiores a 2.500 mm/ano (o mais alto índice referente ao regime de chuvas do território brasileiro. Em uma pequena faixa que se estende em sentido longitudinal a partir de Roraima até Rondônia, ocorre uma redução dos índices pluviométricos ocorrendo uma curta estação seca, aumentando novamente em direção ao litoral.

As chuvas são bem distribuídas durante o ano todo. Ocorrendo maior concentração no período do verão. Nas áreas considerada subúmidas há a estação seca no período compreendido entre agosto a outubro. Nessa zona considera-se mês seco o que recebe menos de 60mm de chuva.

2. Tropical Típico

O clima tropical atua nas regiões do Planalto Central, além de áreas do nordeste e do sudeste brasileiros. Este clima é caracterizado por duas estações: uma quente e úmida no período do verão e outra fria e seca no período do inverno. Apresenta temperatura média superior a 20º C. Quanto ao regime de chuvas, o índice pluviométrico anual varia entre os parâmetros de 1.000 e 1.500 mm/ano. Sofre influência da mTc, mEc e mPa.

Obs: Nas regiões mais altas circunscritas pelo planalto atlântico no sudeste, e ainda na regiões ao sul de Mato Grosso do Sul e ao norte do Paraná, o clima predominante é o chamado tropical de altitude. Este tipo de clima é caracterizado pelas médias de temperatura oscilantes entre 18º e 22º C, apresentando um regime de chuvas anuais cujo índice varia entre 1.200 e 1.800 mm/ano. Essa variante do clima Tropical Típico ocorre devido à grande influência do fator altitude.

3. Tropical Semi-Árido

O chamado clima semi-árido estende-se pelos territórios correspondentes ao sertão nordestino, incluindo o vale do Rio São Francisco, até o norte do estado de Minas Gerais. Os índices pluviométricos destas áreas são os mais baixos do país, apresentando um média inferior a 800 mm anuais, as chuvas não são apenas escassas mas irregulares, com características de torrencialidade. Em contrapartida, as temperaturas médias anuais correspondem às maiores no território brasileiro, oscilando em torno de 27º C.

O clima Semi-Árido não sofre influência determinante de nenhuma massa de ar. A corrente marítima fria de Benguela teria pequena influência sobre as áreas oceânicas próximas do litoral norte do Nordeste. Suas chuvas concentram-se no outono.

4. Litorâneo Úmido

O clima Litorâneo Úmido predomina em praticamente toda a faixa litorânea brasileira, estendendo-se desde o Rio Grande do Norte até São Paulo. Tal clima tem por temperatura média anual uma faixa de variação entre 18 e 26 C, possuindo índice pluviométrico médio variando em torno de 1.800 mm/ano.

Sofre grande influência da mTa e da mPa, que provocam chuvas concentradas no inverno.

5. Subtropical

Corresponde à faixa territorial situada abaixo do Trópico de Capricórnio , abrangendo os estados sulistas, com exceção do norte do Paraná. O clima subtropical destas regiões apresenta temperaturas médias inferiores a 20 C, com índice pluviométrico variando entre 2.000 e 1.500 mm anuais. Tal região circunscrita a essa faixa climática apresenta os invernos mais rigorosos do país, sobretudo nas áreas de maior altitude, onde inclusive podem ocorrer nevascas. Uma característica marcante é a presença das quatro estações do ano. É bastante influenciado pela mPa.

Nenhum comentário: