sexta-feira, 3 de abril de 2009

GABARITO AP3

1- d. O processo de privatizações só vai ser desencadeado no início da década de 90 com o advento da adoção das medidas determinadas pelo Consenso de Washington. Até então o Estado como principal investidor determina ao contrário uma estatização da economia.
2- 08+16=24. A opção 08 define o que vem a ser a guerra fiscal. A opção 16 reflete as questões relacionadas a situação em que o Estado torna-se refém do setor empresarial.
3- 01+02+04+08=15. Todos os itens representam fatores que se colocam como obstáculos ao maior investimento do país no ramo de tecnologia avançada. O item 16 coloca o Brasil na vanguarda tecnológica o que não corresponde à realidade.
4- a. O foco do Estado foi desenvolver a indústria de base, o que propiciaria o desenvolvimento pela participação do capital privado nacional das indústrias de bens de consumo.
5- e. Todas as assertivas representam as facilidades geradas pela cafeicultura paulista no processo de industrialização do país.
6- d. O neoliberalismo prega o “Estado mínimo” , ou seja, sua saída da economia, o abandono de sua condição como empresário (privatização) e regulador de taxas e tarifas (desregulamentação) e abertura do mercado.
7- b.O superávit primário corresponde à diferença positiva entre o que o Governo arrecada e gasta no ano fiscal.
8- b. O eixo Anhangüera, onde está Ribeirão Preto caracteriza-se pela informática, robótica e telecomunicações. A indústria automobilística no Ceará localiza-se na Grande Fortaleza. O porto de Vitória é um grande escoador de minérios e automóveis provenientes de Minas Gerais. E o Pará apresenta concentração das indústrias de mineração e madeira.
9- a. A tabela mostra claramente a redução dos investimentos na Indústria e ampliação destes nos setores de serviços. Tal situação foi decorrente principalmente da aceleração do processo de privatizações efetuado pelo Governo Fernando Henrique Cardoso, concentrado nos bancos, telefonia, energia e outros.
10- b. A subordinação era em relação ao capital cafeeiro e não açucareiro como afirma a opção.